Depilação ontem e hoje. Um pouco de história...

05/03/2015

 

A depilação é um método rápido e fácil para eliminar os pelos difundido e amplamente utilizado. No entanto, poucos conhecem a história desta prática milenar. Apesar dos pelos servirem como proteção para corpo, eliminá-los passou a se tornar uma questão de higiene pessoal e estética.

 

A história nos revela que há 1.500 a.C os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio. Segundo alguns pesquisadores, Cleópatra retirava os pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente, técnica que ainda é utilizada nos salões com a chamada cera egípcia. (Wikipédia)

 

Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade.

 

Em 2000 a. C. as mulheres gregas arrancavam os pelos com as mãos ou os queimavam com cinzas quentes sobre a pele. A dor era tão forte que as sacerdotisas dos templos de Creta ingeriam uma bebida forte, que entorpecia o corpo. Uma espécie de anestesia que evitava assim o sofrimento. O primeiro instrumento usado na depilação data do tempo da Grécia antiga  e chamava-se Estrigil,  instrumento posteriormente adotado pelas mulheres romanas, que consistia numa varinha de 16 a 30 centímetros de comprimento com a ponta curva. As mulheres passavam no corpo uma pasta à base de vegetais, cinzas e a argila, raspando posteriormente a pele com o Estrigil.

 

Ao longo dos anos, os pelos foram considerados supérfluos e até repugnantes e maléficos, como no caso das mulheres muçulmanas, que tinham como hábito depilar o corpo todo. Elas usavam um xarope espesso, composto de açúcar e sumo de limão, que, diziam, ajudava a extrair os pelos.

 

Os egípcios foram, por seu turno, os primeiros a utilizar o extrato de sândalo, a argila e a cera de abelha, ingredientes que dariam origem à depilação com cera quente tão em voga.

 

No entanto, foi no século XX que a depilação se torna uma questão de higiene, bom gosto e elegância. Nos anos 20 e 30, a depilação era apenas feita nas pernas, enquanto a zona púbica e as axilas não eram delineadas. No início da segunda metade do século XX, a depilação das axilas torna-se a grande conquista, generalizando-se a prática da depilação.

 

Finalmente, nas duas últimas décadas, a adesão passa a ser total, sendo a depilação feita em quase todas as partes do corpo com a adesão também dos homens em larga escala!

 

Será que há cerca de 2.000 a.C. as pessoas poderiam imaginar que a evolução nos levaria a uma técnica menos sofrida e mais sofisticada como a nossa depilação a laser? Uma técnica segura, moderna e com redução permanente dos pelos, tudo o que os Deuses desejariam.

 

Não pare no tempo! Faça depilação a laser, uma realidade possível para você hoje! Venha conferir www.dermanlaser.com.br

 

Para maiores informações sobre depilação, nosso método de depilação a laser sofisticado, dúvidas ou sugestões, inscreva-se em nossa Newsletter ou confira nossos procedimentos no site da Dermanlaser

Please reload

Posts em destaque

Depilação a laser ou Fotodepilação: diferenças entre os métodos depilatórios

21/01/2015

1/1
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo